Apepar 2024

8º Torneio de Pesca Esportiva de Paranaíba 2023

Regulamento
9° Torneio de Pesca Esportiva de Paranaíba - MS

07 de Setembro de 2024
Regulamento

ART. 1- Dos objetivos:
1.1-Promover o lazer e a confraternização entre os amantes da pesca esportiva e desenvolver a consciência ecológica entre os pescadores.
1.2 -Conscientizar os pescadores sobre a necessidade de conviver em harmonia com todo o ecossistema e a preservação do meio ambiente.

ART. 2- Da Programação:
2.1-Este evento será realizado pela APEPAR-Associação de Pesca Esportiva de Paranaíba.
2.2-O evento será realizado no Balneário Municipal de Paranaíba (Antigo Parque Aquático) na data de 07 de setembro de 2024.
06h30min – Largada do evento.
16h30min – Encerramento do dia da pesca. (Horário MS)

ART. 3- Da Competição.
3.1-O torneio será exclusivamente da pesca do tucunaré.
3.2-O torneio de pesca será do tipo “pesque e solte”. 3.3-O torneio consiste em pesca embarcada.
3.4-A largada do torneio se fará as 06h30min com barco madrinha, alinhando os barcos e posteriormente soltando fogos de artifício para iniciar o torneio.
3.5-Poderão ser realizadas fiscalizações antes, durante e logo após o torneio, podendo os fiscais vistoriar todos os compartimentos da embarcação, viveiros, caixas térmicas, caixas de pescas, bolsas, garrafas térmicas, etc.
3.6-Fica proibido o uso de quaisquer espécies de iscas vivas, fica proibido também o uso de barbatanas do tucunaré como iscas, ou seja, fica proibido qualquer tipo de isca que não seja a artificial.
3.7-Os eventuais atrasos na partida por culpa da equipe não invalidam a sua participação, uma vez que o prejuízo será da própria equipe.
3.8-A largada da prova será no Balneário Municipal às margens do Rio Paranaíba, é obrigatório largar no local do evento, independentemente de onde foi o desembarque.
3.9-Haverá durante toda competição, a medição e soltura dos peixes a fim de garantir sua sobrevivência, sendo obrigatório aos competidores fazerem os vídeos no local da captura, soltando os peixes imediatamente.
3.10-É obrigatório a chegada da pescaria no local da largada (no local de aferição dos vídeos), cada equipe deverá obrigatoriamente entregar a régua de medição de peixes para algum membro dos fiscais de prova, até as 16h30min, só poderá ter seus vídeos validados se um integrante da equipe chegar até as 16h30min no ponto de aferição de vídeos, onde ele obrigatoriamente devolverá a régua e só depois pegará a ficha de medição e peixinho da sorte.
3.11-Fica proibido abordar ou deixar-se abordar por qualquer outra embarcação que esteja ou não participando do evento (exceção item 3.13).
3.12-A abordagem só poderá ser feita pela equipe de fiscais da prova, que estarão uniformizados com camiseta da organização.
3.13-Toda equipe participante do campeonato tem total liberdade para efetuar fiscalização em qualquer outra equipe participante do evento quando visualizar qualquer tipo de fraude. Em caso de alguma irregularidade ou fraudes ocorridas durante o evento mediante as provas colhidas (filmagem), uma equipe tem o poder de desclassificação em relação à equipe fraudulenta. Lembre, só é possível comentar sobre alguma fraude, caso o competidor tenha algum vídeo comprovando a fraude, caso contrário, o competidor que estiver falando sobre a fraude sem prova, será desclassificado.
3.14-Fica proibido a pesca a menos de 200 metros da largada, para evitar acidentes.
3.15-Fica proibido medir o mesmo peixe duas vezes ou mais, ou seja, os cinco peixes da cota, tem que ser peixes diferentes.
3.16-Fica proibido manter peixes mortos dentro da embarcação, sob pena de desclassificação da equipe.
3.17-O torneio será na modalidade de medição por vídeo, onde o próprio competidor realiza a filmagem e soltura do peixe, no local da captura, ver 3.21.
3.18-Cada equipe poderá fazer quantos vídeos achar necessário, porém só poderá apresentar 05 vídeos aos fiscais, cabe ao competidor separar seus vídeos, pois quando for apresentar aos fiscais terá que estar com os 05 vídeos já separados. Competidor também pode deixar outros vídeos excedentes prontos para serem analisados, em substituição a algum vídeo que seja invalidado pelos fiscais do evento.
3.19-A organização do evento disponibilizará uma régua para cada equipe, na qual a equipe ficará responsável por esta, pois terá que devolvê-la até as 16h30min, no local de aferição dos vídeos.
3.20-O competidor que perder a régua terá obrigatoriamente que pagar R$ 150,00, a título de indenização pela régua perdida, caso haja disponibilidade a organização poderá ceder outra régua, caso não tenha mais réguas disponíveis, a equipe que perdeu a régua não poderá medir mais peixes.
3.21-Para realizar os vídeos coloque o peixe na régua, na posição indicada na régua, mostrando o lado esquerdo do peixe na filmagem e segure ele sem obstruir a visão da boca e do rabo, o peixe deve estar com a boca totalmente fechada e encostada na testa da régua e com rabo reto no centro da régua e espalmado. Filme com celular bem próximo do peixe, filme o peixe inteiro do modo que pegue a boca fechada do peixe encostada na régua, bem como na mesma imagem apareça o rabo reto e espalmado, rapidamente realize a soltura do peixe, filmando que o peixe foi embora, é obrigatório na filmagem ficar visível que o peixe foi embora em condições de sobrevivência, por isso procure soltar os peixes no raso, se for soltar no fundo ou com a água suja, certifique-se que peixe sairá explodindo ou nadando normalmente, peixes que virarem de barriga pra cima ou afundarem sem nadar, serão desclassificados. Procure fazer vídeos curtos, pois não há necessidade de realizar nenhuma fala durante o vídeo.
3.21a-Procure mostrar os océlos do tucunaré capturado durante a filmagem, pois todos os cinco peixes da cota tem que ser diferentes, havendo dúvidas sobre dois peixes apresentados serem o mesmo, e o competidor não tiver mostrado o océlos de ambos, será considerado apenas um deles.
3.22-Serão invalidados todos os vídeos que conterem cortes, edição ou que o peixe afundar sem nadar, ou virar de barriga para cima ou que não for possível visualizar com nitidez o tamanho do peixe, ou não encostar a boca do peixe na testa da régua, ou parar de filmar enquanto o peixe estiver afundando, ou cortar o vídeo enquanto o peixe não foi embora nitidamente, ou soltar o peixe debaixo do barco, ou colocar o peixe na régua do lado errado.
3.23-É obrigatório o envio de todos os vídeos dos 10 primeiros colocados do torneio e maior peixe via WhatsApp para o número (67) 99924-8450, caso a equipe não envie os vídeos, será penalizada com devolução de troféus e prêmios recebidos.
3.24-A entrega da régua de medição será antes da largada.
3.25-É obrigatório à devolução da régua, pois só com sua devolução poderá pegar o peixinho da sorte e concorrer aos prêmios do sorteio.
3.26-É proibido o transporte de peixe no viveiro, o peixe deve ser solto logo em seguida da captura.
3.27-Serão invalidados vídeos que o peixe estiver vermelho, ou muito riscado, ou com fungos, ou com esfolado nas nadadeiras dorsais, ponta do rabo e ponta da boca, ou com olhos brancos, ou com sinais que possam caracterizar captura por outro método que não seja o permitido, ou sinais que o peixe não foi capturado instantes antes da filmagem, ou peixe surrado de mais no viveiro, ou qualquer motivo que indique que possa ter ocorrido fraude.
3.28-Serão penalizados com 02 cm de desconto na medida do peixe, o peixe que estiver com a boca aberta, com 02 cm de desconto na medida o peixe que não estiver com o rabo reto, centralizado no meio da régua e com 02 cm de desconto na medida o peixe que não estiver com o rabo totalmente espalmado, ou seja um peixe mal medido pode receber um desconto de até 06 cm, na medida apresentada pelo competidor.
3.29-Equipe ou competidor desclassificado pela organização não poderá receber troféus e nem participar do sorteio, caso participe do sorteio, e seja sorteado com algum prêmio, será realizado novo sorteio, pois este competidor não terá direito ao recebimento do prêmio.
3.30-Não há distância estipulada pela organização entre uma embarcação e outra, sendo vedado apenas uma deixar abordar-se pela outra. Casos de disputa de local de pesca, cabe as equipes resolverem entre si no local da pescaria, não cabendo a organização resolver qualquer problemas referente a distanciamento entre equipes, durante a competição. Somente pedimos bom senso aos competidores e respeito mútuo.

ART. 4- DA PONTUAÇÃO.
4.1-Só serão medidos peixes a partir de 30cm.
4.2-Os peixes serão medidos de meio em meio centímetro, sendo que será adotada a pontuação do peixe, sobre a régua de alumínio, estando o peixe de boca fechada e encostada na borda da régua, com a cauda reta e espalmada, valendo assim a porção da cauda mais distante indicada na régua, e caso o peixe ultrapasse a marcação será valido à marcação anterior, anomalias da cauda muito finas, que ultrapassem 01 cm, serão desconsideradas.
4.3-Cada equipe poderá medir no máximo 05 peixes na competição, onde serão somadas as medidas de comprimento linear dos 05 peixes, indicando a pontuação final da equipe

ART. 5- DOS COMPETIDORES.
5.1-É obrigação dos competidores:
a) cumprir o regulamento.
b) acompanhar a anotação dos espécimes.
c) assinar as anotações dos fiscais.
d) comunicar a organização de qualquer irregularidade que venha observar durante a competição, desde que tenha filmagem da autoria.
e) permanecer no mínimo 2 horas com embarcação no Rio.
f) uso de coletes salvas vidas homologado pela Marinha do Brasil para cada competidor.
g) estar em ordem com a documentação pessoal e da embarcação, licença de pesca e estando um dos integrantes da equipe habilitado para conduzir sua embarcação (se ocorrer fiscalização pela Marinha do Brasil ou pela Polícia Militar Ambiental, é obrigação do competidor estar em ordem com documentos e petrechos, a organização não se responsabiliza, caso o competidor venha ser multado por falta de documento ou equipamento obrigatório de sua responsabilidade).
5.2-É vetado aos competidores jogar lixo nas águas ou nas margens. 5.3-Será desclassificada a equipe que:
a) agredir a natureza.
b) desacatar ou agredir competidores, fiscais e o público. c)transgredir quaisquer das regras contidas nesse regulamento.
d) causar tumulto por motivo torpe.
e) demonstrar embriaguez.
f) tentar corromper ou subornar a equipe de fiscalização.
g) tentar fraudar, usar de má fé ou usar de quaisquer meios ilícitos para tirar vantagens dentro da competição, caso ocorra, a equipe será desclassificada em público.
5.4-O pescador que por meio de vídeos ou fotos for flagrado cometendo matanças de tucunaré, poderá ter sua inscrição recusada pela organização do evento, e caso já tenha feito inscrição, esta será anulada sem ressarcimento do valor da inscrição. Caso o competidor flagrado com peixes mortos for um pescador que realmente subsiste da pesca, sendo sua única renda a pesca comercial, será permitida sua inscrição. Não é porque o pescador tem uma licença de pesca profissional que terá direito de matar peixes e realizar inscrição, sua sobrevivência tem que depender exclusivamente da pesca comercial ou artesanal.
5.5-Por ser torneio organizado pela Associação de Pesca Esportiva de Paranaíba, fica a critério da organização desta a aceitação de realização de inscrição de competidor, ou seja, a critério da organização pode ser vetado a participação de algum pescador no torneio, como por exemplo no caso do inciso 5.4 deste regulamento.

ART. 6- DAS INSCRIÇÕES.
6.1-Só realize a inscrição se estiver totalmente de acordo com este regulamento.
6.2-A taxa de inscrição da equipe será R$ 600,00 (seiscentos reais) para trio, dupla ou individual.
6.3-É opcional à equipe a compra de camisetas Facanarede do evento, ao qual estará disponível para venda pelo valor de R$ 60,00 cada uma, também é opcional a compra de boné no valor de R$ 50,00 cada um.
6.4-O competidor também poderá participar do torneio individualmente, desde que pague a taxa total da inscrição.
6.5-O competidor menor de idade deverá estar acompanhado por um responsável ou ter autorização (legal) do mesmo.
6.6-Caso um dos competidores não possa participar no dia da prova, esse poderá ser substituído, desde que o fato seja comunicado com antecedência a comissão organizadora.
6.7-Depois de realizado o pagamento da inscrição, não haverá devolução do valor da inscrição em nenhuma hipótese, mesmo que o competidor ou equipe seja desclassificada.

ART. 7- DA PREMIAÇÃO.
7.1-Serão premiadas as 10 equipes mais bem classificadas. (troféus de 1° a 10° lugar para cada integrante da equipe).
7.2-Uma equipe será premiada por capturar o maior peixe (troféu para cada integrante da equipe). 7.3-A classificação será feita pela soma do comprimento linear total dos peixes do competidor.
7.4-Em caso de empate ganhará a equipe que tiver o maior peixe em comprimento.
7.5-Persistindo o empate, será considerado o 2° (segundo) maior peixe, 3° (maior peixe) e assim sucessivamente.
7.6-A premiação e o sorteio de brindes no dia do evento iniciarão a partir das 19:30hs (horário – MS).
7.7-Inscrições que forem realizadas primeiras tem mais chances de ganhar.
7.8-As inscrições de 01 a 50 concorrerão a um motor elétrico Marine.
7.9- As inscrições de 01 a 100 concorrerão a uma carreta Odne.
7.10-As incrições de 01 a 150 concorrerão a um motor elétrico Marine.
7.11-As inscrições de 01 a 200 concorrerão a uma carreta Odne.
7.12 -As inscrições de 01 a 250 concorrerão a um motor elétrico Marine.
7.13-Os prêmios que restarem serão sorteados no dia 07 de setembro, e serão sorteados do maior para o menor valor. Cito:
01-Lanha de fibra Fusion + carreta Odne
01-Motor de popa mercury 15HP
01-Motor de popa Mercury 15HP
01-Barco de alumínio|MetalForte
01-Barco de alumínio MetalForte
01-Barco de alumínio MetalForte
01-Barco de alumínio MetalForte
01-Barco de alumínio MetalForte
01-Barco de alumínio MetalForte
01-Carreta Odne
01-Carreta Odne
01-Carreta Odne
01-Carreta Odne
01-Motor Elétrico
01-Motor Elétrico
7.14-Obrigatório a presença de um integrante da equipe para receber a premiação.
7.15-Fica estipulado o prazo de 01 minuto para o competidor ir ao palco receber a premiação, caso não apareça neste tempo, esse competidor perde o direito de receber o prêmio, e assim será realizado um novo sorteio, sorteando um novo ganhador.
7.16-Todos prêmios entregue no torneio é de responsabilidade do ganhador, sua retirada e transporte a partir do momento em que é sorteado.
7.17-Despesas com documentação e impostos dos prêmios são de responsabilidade do ganhador, caso haja eventual garantia sobre produto recebido no sorteio, o competidor tratará direto com o fabricante, ficando a organização livre de responsabilidade sobre garantia de produtos sorteados.

ART. 8- DO EVENTO.
8.1-A entrega dos Kits será realizada no dia 06/09/2024 e 07/09/2024 (sexta e sábado).
8.2-A área de salvatagem onde a organização do evento irá disponibilizar uma embarcação para buscar embarcação em que o motor tenha dado problemas é num raio de 03 km da largada do evento, até as 16h30min.
8.3-As réguas de medições de peixes serão entregues no dia 07/09, antes da largada.
8.4-Quando o competidor devolver a régua, será entregue o peixinho da sorte, guarde-o, não perca, pois, esse peixinho da sorte não será substituído. Na programação a partir das 19h30min MS, no Palco do evento será avisado para colocarem os peixinhos em um saco para sorteio.
8.5-Será proibido qualquer tipo de embarcações que não estejam na competição como: Caiaques, Balsas, Jet-ski, Lanchas de passeio etc. É também proibido nadar no local da largada, pelo motivo da segurança no evento.
8.6-O competidor que realizar a inscrição, fica ciente e autoriza a divulgação de sua imagem e equipamentos de pesca em qualquer mídia conhecida.
8.7-Será proibido a entrada no parque com bebidas.
8.8-Fica o Evento, organizadores e seus apoiadores isentos da responsabilidade de eventuais danos sofridos pelos competidores ou visitantes, acidentes e brigas que possam ocorrer antes, durante ou após a competição.
8.9-Competidores com canais de televisão, youtube, entre outros, poderão levar na embarcação equipe de cinegrafista, desde que avisado com antecedência a comissão organizadora.
8.10-A organização pode mudar o Regulamento a qualquer momento, devido a mudanças climáticas, com intuito de preservar a vida e o patrimônio dos competidores
8.11-Qualquer fato omisso neste regulamento fica a critério da organização decidir sobre tais fatos. 8.12-O competidor que realizar inscrição leu e está de acordo com todos os itens desde Regulamento.
8.13-Fica eleito a comarca de Paranaíba, MS para dirimir quaisquer dúvidas oriundas deste Regulamento.
Paranaíba, 01 de julho de 2024.

ORGANIZAÇÃO APEPAR

9º Torneio de Pesca Esportiva de Paranaíba 2024

9° Torneio de Pesca Esportiva de Paranaíba – MS
Todos os direitos reservados – Apepar 2024
Desenvolvido por ParadaDEZ